Na Organização de um Guarda-roupa, a primeira coisa que você tem que ter em mente é a funcionalidade dele. Não é apenas sobre o visual, coloque isso em mente, afinal não adianta ser bonito e não ser prático.
Mas como o tema em foco é Organização de Guarda-roupas e já que estamos falando em praticidade. Se você é Personal Organizer ou está em processo de se tornar uma, você precisa ter em mente a coisa mais importante que é:
Quando você vai organizar um espaço para um cliente, você não organiza para você.
O que isso significa?
Significa que antes de mais nada você precisa sentar e conversar com as pessoas envolvidas no processo para conhecer um pouco mais da rotina e tentar entender o estilo de vida.
Uma vez que você conheça o estilo de vida das pessoas da casa, você se aproxima de saber o que é realmente funcional para aquelas pessoas e já que estamos falando de guarda-roupas, você vai saber por exemplo, qual o estilo de roupa aquelas pessoas mais usam.
Mas se você não é Organizer e quer aprender apenas para organizar o seu próprio guarda-roupa, então é só seguir o passo a passo.
Agora chega de enrolação e vamos partir para a organização:
1º Passo: Avaliação e Descarte
Esse é o passo que as pessoas menos gostam e mais resistem durante o processo. Faz parte do princípio da organização ter somente o que se pode administrar, memoriza isso aí.
Tenha somente aquilo que você consegue administrar.
Neste passo, a gente vai avaliar o que realmente ainda serve, o que pode ir para doação e o que pode ser guardado.
Então nesse passo, selecione as roupas em grupos:
- Roupas mais usadas na estação atual.
- Roupas de outras estações do ano e as que você não usa com tanta frequência.
- As roupas que nunca ou quase nunca uso.
Para quem tem poucas peças e dependendo do espaço do guarda-roupa, esse passo talvez não seja tão necessário, basta tirar tudo que não utiliza e doar. Faça essa energia girar.
Em geral, no Brasil não temos tantas mudanças extremas de temperatura, mas existem lugares que se utiliza muitas roupas de frio pesadas, como no Sul e Sudeste do país. Mas mesmo pessoas de locais mais quentes, como eu, possuem roupas de frio, aquelas roupas pesadas para usar em viagens e etc.
Essas roupas elas precisam ser separadas e organizadas em locais como malas. Elas não precisam ficar ocupando espaço funcional em seu guarda-roupas.
A lógica principal da organização é deixar de fácil acesso, tudo aquilo que você mais usa no dia a dia.
2º Passo: Seleção
Uma vez que separamos as roupas por usabilidade, vamos definir o destino de cada uma.
Vamos selecionar as roupas em mais grupos.
Por exemplo:
- Camisetas
- Vestidos
- Calças
- Blusas
- Pijamas
Vamos agrupar essas peças por tipo.
3º Passo: Setorização (Roupas pendurada x Roupas dobradas)
Roupas penduradas:
- Calças
- Vestidos
- Roupas de tecido fino
- Jaquetas
- Blazers
Roupas dobradas:
- Camisetas
- Leg
- Regatas
- Roupas de academia
- Peças de malha
- Moletom
- Pijamas
Feita a separação desse grupo, vamos iniciar com as roupas penduradas.
4º Passo: Cabides
O ideal é que os cabides sejam padronizados, ou seja, todos de um só tipo e cor. Assim, você mantem uma harmonia visual no espaço. O recomendado são os cabides de veludo porque eles impedem a roupa de escorregar. O cabide de veludo também é mais fino fazendo com que caibam mais peças no guarda-roupas.
Mas na área da organização todos os passos precisam ser planejados e analisados. Se tiverem peças muito pesadas, talvez o cabide de veludo já não seja tão interessante porque como eu disse, ele é um cabide mais fino.
E existem calças e casacos por exemplo que são muito pesados para esse tipo de cabide, ele é mais indicado para roupas mais leves, então você pode optar pelo de madeira.
5º Passo: Separação por sessões e por cor das roupas penduradas.
Ainda falando sobre as roupas penduradas. O ideal é que elas sejam separadas por cor, há pessoas (clientes) que preferem que essa separação seja feita por tipo e depois por cor.
Mas se a separação for feita por cor, melhor. Então você coloca em degradê da mais clara para a mais escura independente de ser blusa ou vestido.
Se a separação for por tipo, dentro de cada grupo você faz a separação de cores dento deste grupo, por exemplo: Blusas finas (separa por cor), vestidos (separa por cor) e por aí vai, do menor para o maior.
6º Passo: Roupas Dobradas.
Nas gavetas você vai separar da seguinte forma:
- Na primeira gaveta você coloca as roupas intimas, calcinhas e sutiãs, as calcinhas em formato envelope, os sutiãs de bojo ficam abertos, segue o mesmo padrão para o guarda-roupa masculino com as cuecas também com dobra pad
- Já na segunda gaveta você pode organizar pijamas, com dobra padrão.
- Então na terceira gaveta pode colocar camisetas ou shorts, de acordo com a frequência de uso e sempre com a dobra padrão.
- Por último, as roupas de academia.
E claro, que as ordens podem ser alteradas de acordo com a frequência de uso da pessoa. Existe uma padronização na organização, porém dentro dessa padronização existe espa
Veja mais: Organizadores de Roupas e Acessórios para Guarda-Roupas
Assista o conteúdo completo